Investigar por prazer... (Nov de 2001)

Encontramos cada coisa na Internet... lol
Não sabia da existência deste artigo e o curioso é que faz agora 10 anos da data da sua publicação.

Investigar por prazer
Depois de uma experiência na Academia Militar, Nuno Garção, 25 anos, decidiu concorrer para a licenciatura de Matemática e Ciência da Escola Superior de Educação de Portalegre. Uma aposta que o levou a concluir que afinal a sua vocação era ser professor e investigador. Hoje, é docente na Escola EB 2/3 nº 2 de Elvas e está a frequentar o mestrado na área da Didáctica de Matemática, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. “O gosto de ser professor e os conhecimentos adquiridos na ESE contribuíram muito para a minha opção de continuar a estudar e a investigar”, explica.

Natural de Portalegre, Nuno Garção recorda que à medida que a licenciatura ia avançando “mais motivado me sentia em concluir o curso”. A média com que terminou a licenciatura, 17 valores, permitiu-lhe colocação no mercado de trabalho. Mas a primeira experiência foi uma prova de fogo, no Colégio de Vila Fernando, uma instituição ligada à reinsersão social. “Foi uma experiência muito gratificante, pois aprendi imenso na relação que se pode ter com os alunos”.

A sua aposta do momento, além de ensinar matemática e ciências, e as novas «disciplinas» estudo acompanhado e área de projecto, passa por concluir o mestrado. “Investigar sobre educação é algo que me dá prazer. As alterações que estão a decorrer no mundo do ensino e a descoberta dos caminhos a percorrer, são aspectos que me estão a motivar imenso, para que eu também possa dar o meu contributo ao desenvolvimento do ensino no País”.

(Revista Ensino Magazine, Novembro de 2001)
http://historico.ensino.eu/2001/nov2001/dossier2.html


Mais notícias:
http://www.min-edu.pt/data/Boletim/boletim17.pdf
http://www.barlavento.pt/index.php/noticia?id=50146
http://www.educ.fc.ul.pt/investig/m_conc.htm

Sem comentários: