Há uns anos atrás, quando era adolescente, lembro-me da campanha subtil de desvalorização dos produtos e símbolos portugueses. O que é português não presta! Eram os produtos, era a música (fado), .... os próprios políticos tinham vergonha de falar em português ou achavam moderno falar em inglês lá fora...
Sempre achei estranho este comportamento comparando com o dos espanhóis, que até o nome dos grupos de música estrangeiros traduzem para a sua língua... Sempre me irritou irmos a Espanha e tentarmos falar espanhol... Não será isso falta de confiança e de acreditar?
Pergunto-me se é preciso estarmos em crise para que Portugal comece a dar valor às experiências pioneiras que por cá ocorrem? Na realidade em muitos segmentos somos dos mais inovadores.
É preciso estarmos todos aflitos para que se dê valor ao que é feito em Portugal?
É necessário virem directrizes para este povo perceber que a salvação reside no que está cá dentro: nos produtos, na produção e consumo interno, nas pessoas, na criatividade e no amor ao que é nosso.
Nuno Garção
2 comentários:
Para que se perceba como o produto português é bom, do melhor que há, basta apreciar os dois espécimes em questão: o blogger e o comentador. Dois portugueses bem produzidos!!
Por aqui não há, tá visto, falta de confiança!!
:) :)
Manel obrigado pela tua generosidade e concordo com os dois espécimes de qualidade e de gerações diferentes. Abraço amigo.
Nuno
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